24º Congresso das ACEs movimentou o sistema associativista mineiro durante o final de semana, confira os principais acontecimentos

24o-congresso-das-aces-movimentou-o-sistema-associativista-mineiro-durante-o-final-de-semana,-confira-os-principais-acontecimentos

O final de semana no sistema Federaminas, foi recheado de palestras e painéis, os participantes desfrutaram de uma programação extensa, com troca de experiências, networking e bastante conhecimento. Ainda no sábado, as atividades começaram cedo, com um momento exclusivo para o novo presidente da Federaminas Jovem, Paulo Júnior, no qual explicou sobre o núcleo e os projetos que estão se iniciando, através dos conselhos de jovens. 

Em seguida, Diogo Roberte, um dos criadores da Picpay e também um dos palestrantes mais aguardados do 24º Congresso das Associações Comerciais, inicia sua participação destacando a importância de cada um valorizar sua própria caminhada em busca de seus sonhos. 

Diogo, explicou em sua palestra algumas de suas estratégias para o sucesso do PicPay, entre elas se expor e arriscar para concretizar mudanças e executar novas ideias. Através do entendimento de novas línguas, novas culturas e visões de mundo, o empreendedor cria a oportunidade de crescimento, afirma Roberte. “Quando mais você se abrir para entender novas formas de empreendimentos, mais o mundo irá se abrir para você.” 

Painel de Internacionalização 

A Federaminas está buscando novas formas de auxiliar o crescimento das empresas e associações de seu sistema, com isso foi criado o painel de internacionalização. A parceria com o governo de Minas trouxe para o painel o cônsul da Holanda e da Argentina, para abordar diversos temas e conversar com as associações sobre os benefícios e desafios da internacionalização. 

Parceiros Federaminas 

Seguindo com a programação, duas novas parcerias foram apresentadas na manhã de sábado, entre elas a Jetlog Comércio Exterior – empresa prestadora de consultoria especializada de importação e exportação. Também foi inserida no hub de negócios da Federaminas, a Qualicorp, empresa voltada para o ramo de soluções voltadas para a área da saúde. 

Outro parceiro da Federaminas que também esteve no foi Sicoob, a empresa participou do evento e reafirmou o compromisso de atuar junto às associações comerciais, levando benefícios e ações no qual poderão favorecer as ACEs. 

Painel de Lideranças 

Antes da pausa para o almoço, a Federaminas promoveu um painel de lideranças com o presidente da CACB, Alfredo Cotait, presidente da Federaminas Jovem, Paulo Júnior, a presidente da Federaminas Mulher Yeda Fernal, a presidente da CMEC, Ana Claudia Badra Cotait e o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, que também mediou o painel. 

Durante a roda de conversas, o presidente da CACB, falou sobre a importância da organização da rede associativista. “O associativismo é fundamental para entender o nosso papel na sociedade, o movimento associativista tem grande força e poder”, afirma Cotait. 

Ana Claudia Badra, destaca que é essencial o desenvolvimento da mentalidade empreendedora nas mulheres, que já nascem naturalmente com esse dom. Através de projetos como o Conselho da Mulher Empreendedora, as mulheres podem crescer no ambiente de negócios se profissionalizando através de ações promovidas pela câmara. 

Mulheres empresárias foram destaque nas palestras da tarde de ontem 

‘Rainha do networking’, é assim que se intitula Lilian Mageski, a quarta palestrante do Congresso das ACEs deste ano, sua apresentação com o tema “A arte de empreender e o poder do networking”, o foco de sua palestra foi abordar os efeitos positivos de um bom networking. 

“A conexão com pessoas pode te levar para lugares inimagináveis”, conta Lilian. Ela acredita que o networking precisa ser muito mais que um contato, para Lilian é fundamental criar um relacionamento com as pessoas que estão inseridas no seu ambiente de negócios. 

Cliente feliz dá lucro 

Finalizando a tarde do segundo dia, Gisele de Paula, co-fundadora do Reclame Aqui, foi a última palestrante de sábado. Com a abordagem “Cliente feliz dá lucro”, Gisele Paula, compartilhou com o público suas recomendações acerca de atendimento ao cliente. 

Para Gisele, a experiência com o cliente precisa ser além da diferença de preços, os clientes precisam experienciar algo que crie uma conexão com sua empresa. “Faça aquilo que o cliente precisa e proporcione aquilo que não espera.”

Antes do encerramento do segundo dia de atividades, o presidente da Federaminas, Carlos Alberto Moreira Alves e João Paulo Fanucchi de Oliveira Melo, realizaram o lançamento do livro “O Sistema Tributário Brasileiro Sob a Perspectiva dos Empresários, Contadores e Advogados”. 

A obra escrita por diversos autores fala aspectos práticos e cotidianos do direito tributário, para além das discussões jurídico-teóricas. E se é relevante para profissionais de diferentes áreas do conhecimento. 

 

Mulheres Além das Gerais  

A parte da noite ficou por conta das mulheres empreendedoras da Federaminas Mulher, que homenageou 25 mulheres empresárias, de diferentes partes de Minas Gerais. O evento aconteceu após o segundo dia de Congresso e reuniu grandes nomes do empreendedorismo feminino. 

Para encerrar a solenidade, a música ficou por conta da orquestra independente Camerart, composta por 15 jovens músicos de Belo Horizonte, que preparou um repertório com diversas músicas conhecidas especialmente para o prêmio. 

 

Último dia de Congresso e encerramento do evento 

E pra fechar o evento com chave de ouro, o 24º Congresso das ACEs contou com mais duas palestras na manhã de hoje. A primeira foi do economista Luís Artur Nogueira, que falou sobre economia e as tendências econômicas para 2023, em meio a algumas incertezas globais como guerra, pandemia e inflação. 

Luís também levantou pontos importantes sobre a reforma tributária, juros e as expectativas do mercado para os próximos anos. “É fundamental que a próxima gestão do Brasil tenha responsabilidade fiscal, para que assim nosso país continue avançando economicamente e favorecendo a classe empresarial”, comenta. 

A última palestra do congresso ficou por conta do fundador do Coffee Mais, Leo Montesanto. Em 2018, ele foi eleito o dono do melhor café do mundo e hoje trabalha para democratizar o acesso ao café especial. Leo contou sobre a história de sua família e a relação que possui com a segunda bebida mais consumida no mundo. 

Leo afirma que a Coffee Mais, não vende somente o café, mas sim uma experiência com propósito por trás disso. Ele também ressalta a importância de ter uma gestão eficiente e objetiva. Ele conta que fundou a sua atual empresa com o sonho de seu avô, que era levar café de qualidade para a mesa dos brasileiros e finaliza a palestra falando sobre a importância da história que cada um carrega. 

No fechamento do evento o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, agradece a equipe da Federaminas e se emocionou ao falar do trabalho que tem realizado através da Federaminas. “Através do relatório de gestão, estamos hoje apresentando o resultado de três anos de trabalho, agradeço aos membros da diretoria e vice-presidentes e a todos que participaram. Eu espero que possamos continuar buscando nosso propósito que é associativismo, amor e sustentabilidade.”

Ao final, a Federaminas preparou um momento especial para confraternizar, criar novas conexões e networking. Ainda hoje teremos a tradicional premiação da Federaminas o Mérito Empresarial, fique por dentro dos principais acontecimentos do evento através do site e redes sociais da Federaminas.

O post 24º Congresso das ACEs movimentou o sistema associativista mineiro durante o final de semana, confira os principais acontecimentos apareceu primeiro em Federaminas.