A 3ª Edição do Circuito E-Minas chega na cidade de Eloi Mendes

a-3a-edicao-do-circuito-e-minas-chega-na-cidade-de-eloi-mendes

Na última quinta-feira (27), a cidade Eloi Mendes recebeu a terceira edição do Circuito E- Minas.  Realizado pela Federaminas (Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais), o evento contou com a parceria do SEBRAE, Associação Comercial e Industrial de Eloi Mendes, Governo Estadual e Copasa. Com o tema “Negócios e Oportunidades”, o encontro abordou liderança, gestão estratégica, associativismo e a promoção de tecnologia e inovação, considerando os setores de comércio, serviços, turismo e indústria. 

A programação incluiu paineis, workshops, palestras e treinamentos. Para o primeiro painel do circuito sobre “Negócios e Oportunidades” foi convidado o Presidente da Associação Comercial de Eloi Mendes – Luis Gustavo Machado, que agradeceu a todos os presentes e falou da importância deste evento para o desenvolvimento da região.

Em seguida, o presidente da Federaminas e vice-presidente do Sebrae Minas, Valmir Rodrigues da Silva, cumprimentou a todos e falou sobre alegria de ver que a cidade acolheu tão bem o evento, “Estamos muito felizes em ver a região do sul de Minas aproveitando tão bem um dia que será de muita informação e novos contatos”, afirmou o presidente.

O Subsecretário de Liberdade Econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (SEDE) Rodrigo Sampaio de Melo, discorreu sobre a importância da região do sul de Minas para o governo do estado. Melo afirmou que; “O governo tem apresentado bons resultado, atualmente são os números apresentam até um milhão de empregos gerados, em todos os municípios em nosso estado”.

Durante sua fala Melo também dialogou sobre a importância de a cidade estar preparada para receber as grandes empresas. “As indústrias buscam municípios que estejam devidamente aparelhados para receber a sua estrutura, por isso é necessário sempre organizar em todos os âmbitos.”

A mão de obra qualificada é um dos fatores valiosos para as organizações, sabendo desta importância foi criado o projeto “Trilhas de Futuro”. Um programa inovador, concebido pelo Governo de Minas, com o objetivo de oferecer gratuitamente aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, em todo estado.

O presidente Valmir Rodrigues, retomou a fala e reforçou o quanto ele viu as cidades mineiras evoluindo economicamente por conta do programa.

O Trilhas do Futuro que já acontece no estado desde 2021, ainda trouxe uma novidade. De acordo com o subsecretário, este ano o programa está realizando o “Mapeamento de Demandas por Qualificação Profissional”. “Esta ação é destinada a representantes de empresas e realiza o alinhamento da proposta de formação de mão de obra à necessidade real dos empregadores. Com o levantamento, o Governo de Minas busca alinhar os cursos oferecidos às necessidades das empresas atuantes no estado, contribuindo para a geração de emprego e renda para a população mineira.”, explicou Rodrigo Sampaio de Melo.

Esteve presente também Cássio Coutinho, assessor estratégico da Agência de Promoção de Investimentos (Invest Minas), que reforçou a necessidade das cidades estarem bem preparadas para receberem as empresas. Mantendo a mão de obra qualificada, cidade limpa e bem estruturada.

O assessor explicou sobre a INVEST MINASTUR, uma plataforma digital criada para facilitar a identificação de espaços com potencial para abrigar equipamentos turísticos no Estado. A plataforma vai permitir também que os municípios possam cadastrar e promover suas localidades a partir de suas características especiais. Para saber mais acesse o site.

 Representando a prefeitura, o assessor de planejamento Gustavo Oliveira, destacou o novo plano da cidade para receber novas empresas. “Além disso estamos junto a secretaria de fazenda atualizando novas fontes rendas para o município, como arrecadação de impostos de novas casas, para que possamos cada vez mais prosperar com a estrutura”, afirmou o assessor.

Logo em seguida o Gerente da Regional Sul do Sebrae Rodrigo Ribeiro Pereira, salientou os pilares da organização. “Como todos disseram sobre a base para se receber bem as empresas é necessário a mão de obra qualificada, o Sebrae está sempre contribuindo para que os cidadãos tenham acesso a programas de educação e estejam qualificados para as novas vagas”afirmou Pereira.

Foi ressaltado pelo gerente a presença de consultores da instituição na cidade.  “É importante ponderar que o suporte empresarial para administrador sempre foi a base do SEBRAE para auxílio no desenvolvimento econômico do Sul de Minas.”

O presidente Valmir retomou a mediação da conversa agradecendo todo o conhecimento repassado no painel.

Dando sequência após o painel, a segunda parte foi o workshop “Folia: Formação de Liderança Associativista”. Os consultores da F5 Gestão compartilharam conhecimentos sobre cooperação e integração de empresas e entidades, junto com seus gestores e colaboradores das Associações Comerciais do Sul de Minas.

Para o encerramento deste grande evento, os associados puderam assistir  a palestra Ciro Bottini um dos grandes influentes em vendas através dos canais mais respeitados do mercado, o Shoptime. O tema abordado foi “O papel do vendedor no século XXI”, além de um painel sobre oportunidades de atração de investimento para o empreendedorismo local e regional.

 






E se você é um dos nossos associados, confira as próximas cidades que ainda receberão o nosso circuito. Faça a sua inscrição gratuitamente:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O post A 3ª Edição do Circuito E-Minas chega na cidade de Eloi Mendes apareceu primeiro em Federaminas.