A abertura do XXIV Congresso das Associações Comerciais, aconteceu hoje (17/11), no Tauá Caeté, o congresso deste ano marca o retorno do maior evento associativista de Minas Gerais, de forma presencial no formato anterior à pandemia. A Federaminas reunirá neste final de semana mais de 500 congressistas, que irão participar de palestras e painéis com temas voltados para empreendedorismo e associativismo.
Durante a abertura, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, fala sobre sua trajetória como empresário e se diz feliz por realizar um evento grande com o congresso deste ano. “A proposta deste congresso é ressignificar a atuação dos líderes associativistas do sistema Federaminas”, afirma.
Em seguida, Márcia Machado, analista do Sebrae, parceira da Federaminas, agradece por participar do evento da entidade e faz uma reflexão sobre o futuro no qual os empresários querem construir, nesse importante momento de pós pandemia. Márcia também ressalta que o Sebrae está à disposição das associações comerciais.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), também parceira da Federaminas, esteve na abertura representada pelo Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, que enfatizou em sua fala que a busca por atração de investimentos é necessária para o desenvolvimento de Minas.
Em participação de vídeo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, comenta sobre a importância de promover eventos onde as lideranças empresariais possam se encontrar para discutir soluções e compartilhar aprendizados.
Reinventar-se – Uma necessidade, uma impossibilidade
O primeiro palestrante do XXIV Congresso da Federaminas foi Clóvis de Barros, com o tema Reinventar-se, trouxe para o público o conceito de liberdade, resiliência e reinventar. Para Clóvis, o conceito de resiliência precisa estar agregado com outros valores, um deles é que independente da mudança, as pessoas devem olhar para a derrota com vontade de mudar esse cenário.
Ao longo da palestra, Clóvis, apresenta um novo conceito de se reinventar e provoca os congressistas a criar um olhar profundo sua a verdadeira essência de cada um, ele diz que não devemos mudar baseado na opinião e julgamento de outras pessoas.
Para finalizar, Clóvis conta que é fundamental a busca por novas soluções, mas isso não pode ser corrompido pelo desejo do outro. “É preciso olhar para si e encontrar suas próprias soluções, viver a sua verdade e liberdade”, fala Clóvis de Barros.
Espaço Sede
Para conversar com o público, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede) reservou um momento específico para falar das políticas públicas elaboradas e ativas pela secretaria. Para isso, o Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, falou sobre a Lei de Liberdade Econômica e dos benefícios que a medida trouxe para os municípios.
De acordo com Douglas, através da Lei de Liberdade Econômica e do programa Minas Livre Para Crescer, os municípios participantes geram 40% a mais de empregos e renda. O painel também teve a participação de Thiago Magalhães Tavares, Superintendente de Micro e Pequenas Empresas do BDMG e João Victor Moura do Invest Minas.
Thiago falou sobre as ações do BDMG e sobre as linhas de crédito simplificadas para as micro e pequenas empresas. João Victor Moura, Assessor Estratégico do Invest Minas, falou sobre a importância da atuação das Associações Comerciais, como parceira do governo no momento da atração de investimentos.
Novos parceiros da Federaminas
Ao longo do evento a Federaminas, vai apresentar as novidades e parcerias da entidade. Hoje as empresas apresentadas foram a Sysprocard e Gripp. Começando pela Sysprocard, que oferece atua em todo o Brasil, oferecendo novas formas de pagamento e o atendimento de demandas para diferentes perfis de clientes.
O principal serviço é o cartão de crédito para as entidades, atualmente a empresa atende mais 50 entidades e tem como objetivo o cartão de crédito e tem como objetivo criar uma rede de benefícios para as associações e empresários de cada região.
A Gripp Seguros, é uma agência de seguros que está no mercado há 22 anos e atende várias demandas de seguros e atendimentos. A empresa tem presença em todo o Brasil e possui mais de 65 especialistas. Eles oferecem serviços para as mais variadas particularidades de seguros, como: seguro empresarial, seguro de vida, seguro ambiental, seguro de viagem e muito mais.
O poder das conexões
A segunda palestrante de hoje foi a Simone Salgado, encerrando o primeiro dia de evento, ela contou sobre os desafios de sua trajetória pessoal e mesclou a palestra com uma linha do tempo da jornada empresarial.
Simone acredita que os empresários precisam ter propósitos claros, precisam saber identificar quais são as fraquezas e fortalezas de cada um e assim buscar a evolução constante. “Grandes ideias precisam de negociação assertiva, com objetivos bem definidos sobre o propósito de seu negócio”, afirma.
Ela também ressalta que qualidades como integridade, respeito e honestidade são valores inegociáveis para alcançar o sucesso. “É necessário recomeçar todos os dias e saber que ao longo da sua jornada é preciso ter um motivo forte, sonho forte, persistência e coragem para agir.”
O post Abertura do 24º Congresso da Federaminas reúne mais de 500 participantes no Tauá Caeté apareceu primeiro em Federaminas.