As vendas através da internet crescem cada vez mais, embora o faturamento do e-commerce avançar de forma lenta, aproximadamente 49,8 milhões de brasileiros fizeram compras online no primeiro semestre deste ano. Em comparação com 2021, o aumento foi de 18%, entretanto o tíquete médio caiu cerca de 8%, para R$412.
A pesquisa feita pela Webshoppers 46, elaborada pela consultoria NielsenLQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay. O levantamento considera compras feitas em sites brasileiros como Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza. Ficaram de fora da pesquisa a Shopee, Alibaba, Amazon EUA e outros.
Os dados apontam que as vendas online no Brasil nos primeiros seis meses do ano somaram o total R$118,6 bilhões, um aumento de 6% em comparação ao mesmo período do ano passado, em valores nominais. No mesmo período em 2021, o comércio eletrônico registrou 47% no mesmo intervalo de 2020.
A categoria que mais cresceu em relação ao ano passado foram as compras de alimentos e bebidas pela internet, em 2021 o ramo representava 6% e nesse ano o aumento foi para 12%, uma alta de 128% no número de pedidos. Esta classificação não inclui o delivery de comida.
Houve queda na venda de categorias de maior valor agregado, como telefonia (recuo de 18%), eletrônicos (-6%) e eletrodomésticos (-1%). Mais da metade (53,8%) do número total de pedidos foram feitos pelo smartphone no primeiro semestre. Os demais 46,2% foram feitos via desktop. Em valor, porém, os pedidos feitos por desktop representam mais do que os por celular (52% contra 48%).
Entre os site estrangeiros a Shopee, lidera com 42% das indicações de compras. Na sequência, estão Aliexpress (34%), Amazon EUA (31%), Shein (16%) e Wish (7%). Nos sites estrangeiros, as categorias mais procuradas são Moda e Acessórios (28%) e Eletrônicos (24%).
Fonte: O Tempo
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