Circuito E-Minas em Montes Claros reúne lideranças para debater sobre associativismo e desenvolvimento econômico

circuito-e-minas-em-montes-claros-reune-liderancas-para-debater-sobre-associativismo-e-desenvolvimento-economico

A equipe da Federaminas inicia a semana com mais uma etapa do Circuito E-Minas, nesta edição o evento foi realizado em Montes Claros, na região Norte de Minas. O evento contou com 10 cidades do entorno. O painel na parte da manhã recebeu diversos convidados, entre eles Florence Sidney e Rodrigo Melo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Thiago Magalhães Tavares, superintendente de micro e pequenas empresas do BDMG e João Paulo Braga, presidente do Invest Minas.

Leonardo Vasconcellos, presidente da Associação Comercial de Montes Claros, dá início à cerimônia falando sobre o encontro de hoje ser um momento histórico para ACE, pois esse é o primeiro evento realizado no primeiro no novo prédio da associação. Ele conta que o novo prédio é uma ferramenta importante para que momentos como esse possam acontecer com frequência, e manter esse diálogo com o governo de Minas, para levar demandas e buscar soluções.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, também ressalta a importância de ter um ambiente como esse para realizar eventos e discutir pautas importantes. “Eu tenho certeza que os empresários da região irão aproveitar esse espaço da melhor forma”. Valmir ainda destaca sua felicidade de realizar o circuito em diferentes regiões do estado, levando pautas importantes para o associativismo mineiro.

Guilherme Guimarães, vice-prefeito de Montes Claros, fala que a associação se tornou uma grande potência na cidade, ele acredita que a entidade tem o importante papel de auxiliar no desenvolvimento da região. Guilherme também comenta que a ACE se tornou referência no Norte de Minas e está no caminho certo indo atrás da desburocratização, gerando empregos e desenvolvimento para a região.

João Paulo Braga, presidente do Invest Minas, participou do evento online e conversou com os participantes sobre atração de investimentos em Minas. Segundo João, nos últimos 3 anos de governo Minas recebeu R$236 bi de investimentos de grandes empresas multinacionais e nacionais.

Ele conta que o desenvolvimento econômico está diretamente ligado as associações comerciais do estado. “As empresas que buscam novas cidades para expandir, querem encontrar um ambiente de negócios favorável, uma cidade amigável e que tenha boa infraestrutura para se instalar e crescer por ali.”

O painel contou com a participação ativa do público e abordou diversas demandas do Norte de Minas. Florence Sidiney, Diretora de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresenta aos participantes o programa Minas em Ação, ela conta que através do projeto a secretaria acompanha as demandas das empresas, associações e sindicatos, que dizem respeito aos principais gargalos no momento de acionar o poder público para resolução de problemas.

Florence também explica sobre o programa Sol de minas, um projeto estratégico para fortalecer a energia fotovoltaica e expandir a energia renovável por Minas Gerais. Com esse programa o governo promove a capacitação para os gestores municipais e promove a melhoria do ambiente de negócios para as cidades.

Rodrigo Melo, Superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais, também da Secretaria de Desenvolvimento,conta que foi um dos autores dessa Lei de Liberdade Econômica e pontua  a diversidade econômica de Minas Gerais. “O crescimento econômico do nosso estado precisa ser equilibrado e bem distribuído para todas as regiões de Minas. Cada município tem sua particularidade e os representantes precisam dialogar com o poder público e reivindicar suas riquezas, que são importantes para o crescimento econômico.”

Thiago Magalhães, superintendente do BDMG e comenta que as micro e pequenas empresas são um dos pilares mais relevantes para o banco. De acordo com Thiago, o BDMG recebeu diversas solicitações de crédito do Norte de Minas e se tornou a região com o maior volume de demandas no estado.

Esse episódio aconteceu, pois no início deste ano a região foi castigada com fortes chuvas, que atingiram diferentes regiões de Minas. Em parceria com o governo, o banco estabeleceu uma linha de crédito para auxiliar os empresários a se reerguer após esse momento difícil. “Foi muito gratificante ver o depoimento dos microempreendedores falando sobre como essa linha de crédito os auxiliou para reparar o dano das chuvas.”

Encontro de líderes e gestores das associações comerciais 

Seguindo com a programação, o representante do Sebrae na região Norte, Jadilson Borges conversou com os líderes das ACEs sobre liderança associativista. Jadilson acredita que o  movimento associativista é sobre qualidade e não quantidade. Ele também falou sobre a necessidade de dinamizar a economia e unir isso ao desenvolvimento de Minas Gerais. “Acredito que a liderança associativista é sobre unir forças e buscar os melhores resultados para a classe econômica e de minas e desenvolvimento econômico”, pontua.

Logo após, Duda Torres, gestora de projeto da Federaminas, apresenta o edital do Programa Empreender, ela explica o que é o projeto e como as associações podem participar do programa. Além disso, Duda tirou as principais dúvidas do público e convidou as associações para participar do encontro que haverá na Federaminas na próxima semana. A reunião será para realizar a capacitação referente à metodologia do Empreender e também será feita uma oficina de elaboração de projetos, clique aqui e se inscreva.

Em seguida, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, apresentou o portfólio de produtos da Federaminas junto do gestor comercial da Federaminas, Haenderson Sena. Valmir ressaltou que esse momento é para o debate junto dos representantes das associações, tratando da particularidade de cada região, propondo novas parcerias e soluções.

Para finalizar o evento, os líderes das associações puderam trocar experiências, conversar sobre os desafios da região e expandir o networking.

Para mais informações sobre o programa Empreender ou benefícios da Federaminas entre em contato conosco através do e-mail: [email protected].

Veja as fotos do Circuito E-Minas, etapa Montes Claros: https://bit.ly/3Q5918R

Próximas datas do Circuito E-Minas

Na quinta-feira (11/8), teremos um encontro em Contagem e na próxima semana no Leste de Minas, em João Monlevade. Confira as datas e link de inscrição:

Etapa Contagem 

?Data: 11 de agosto
⏰Horário: 9h às 18h
?Endereço: ACIC –  Av. Olímpio Garcia, 430 – Eldorado, Contagem
?Para participar basta fazer a inscrição gratuita através do link: https://www.sympla.com.br/circuito-e-minas-2022—federaminas-etapa-contagem__1640635

Etapa João Monlevade

?Data: 18 de agosto
⏰Horário: 9h às 18h
?Endereço: ACIMON – Rua Floresta, 100 – Carneirinhos, João Monlevade – MG
?Para participar basta fazer a inscrição gratuita através do link: https://www.sympla.com.br/circuito-e-minas-2022—federaminas-joao-monlevade__1647574

O post Circuito E-Minas em Montes Claros reúne lideranças para debater sobre associativismo e desenvolvimento econômico apareceu primeiro em Federaminas.