Circuito E-Minas se encerrou hoje em João Monlevade e a Federaminas apresentou a nova diretoria do Conselho Jovem

circuito-e-minas-se-encerrou-hoje-em-joao-monlevade-e-a-federaminas-apresentou-a-nova-diretoria-do-conselho-jovem

A Federaminas encerrou hoje (18/8), o Circuito E-Minas, projeto da entidade que aconteceu em seis cidades diferentes de Minas Gerais, promovendo entre os empresários e associações comerciais, discussões sobre associativismo, desenvolvimento econômico, desafios do avanço regional, liderança associativista e muito mais (clique aqui e veja a cobertura de outras edições). 

A última edição aconteceu na Associação Comercial de João Monlevade, região Leste de Minas. O painel da parte da manhã contou com a presença do Fernando Passalio, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Romualdo, Diretor de Comunicação Social e Institucional do Invest Minas, Samuel Queiroz Pinto, Superintendente de Relacionamento do BDMG, Laércio Ribeiro, prefeito de João Monlevade e Eugênio Müller, coordenador do Plano Regional de Desenvolvimento do Médio Piracicaba.  

Na abertura do evento, o presidente da Associação Comercial de João Monlevade (ACIMON), Eduardo Drummond, falou sobre o importante papel  que a associação exerce no município, auxiliando no crescimento da cidade e atuando como a casa do empreendedor de João Monlevade. 

Em seguida, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, comenta sobre as diferenças que existem de uma cidade para outra e como isso reflete na necessidade de cada município. “Por isso o movimento associativista é tão importante, pois através dos esforços feitos pelo poder público junto das associações comerciais, é possível alcançar o desenvolvimento e trabalhar de acordo com os principais desafios da região.” 

Fernando Passalio, Secretário de Desenvolvimento Econômico, comenta de forma breve  sobre pautas como:desburocratização, reforma tributária e administrativa. Ele também fala sobre a pluralidade de cada região de Minas e destaca sobre cada região possuir um desafio diferente. Passalio ressalta a importância do movimento associativista e acredita que a sociedade é a melhor consultoria que o governo pode ter. 

O Prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, contou de forma breve sobre sua trajetória na prefeitura da cidade e falou sobre a importância de todo o Médio Piracicaba. “Nós assumimos a prefeitura, muito preocupados com o desenvolvimento socioeconômico de João Monlevade e precisamos continuar criando uma boa infraestrutura, para que grandes investimentos possam vir para nossa cidade e beneficiar toda a nossa região”. 

Eugênio Müller, coordenador do Plano Regional do Médio Piracicaba, fala sobre a iniciativa que reuniu 10 associações comerciais da região e juntas elas possuem mais de 10 mil associados e as cidades representam cerca de 79% do PIB da região.“Sabemos do potencial que nossa região tem, por isso resolvemos unir forças e montar um planejamento estratégico, buscando o crescimento do Médio Piracicaba”, afirma Eugênio. 

Carlos Romualdo, diretor institucional do Invest Minas, destaca a importância da parceria entre a agência de investimentos, os municípios e associações comerciais. Segundo Carlos, é necessário que haja esse diálogo para auxiliar no desenvolvimento e atração de investimentos para as cidades. Ele também explicou sobre o processo para realizar cadastro de imóveis que tem potencial para investimento, onde qualquer cidadão pode cadastrar propriedades públicas ou privadas através do site do Invest Minas. 

Em sequência, Samuel Queiroz, superintendente de relacionamento do BDMG , conta sobre iniciativas do banco. “O BDMG é uma entidade de fomento do desenvolvimento, que dispõe de recursos importantes para o crescimento das micro e pequenas empresas”, conta Samuel. O banco oferece várias linhas de crédito exclusivas para as MPEs e ele explica que a instituição financeira tem buscado simplificar o processo de aplicação para receber o crédito, com isso os empresários podem preencher propostas diretamente no site do BDMG. 

O período da manhã se encerra com os empresários e representantes das ACEs, tirando dúvidas com os convidados do painel e conversando sobre diferentes pautas ligadas ao associativismo. 

Encontro de líderes e gestores das associações comerciais 

A parte da tarde se iniciou com a apresentação de Nayara Araújo, analista técnica do Sebrae, que explicou sobre o que é o Sebrae e qual o trabalho que a instituição desempenha junto das associações comerciais. Segundo Nayara, as associações comerciais são fundamentais no processo de impulsionar o empreendedorismo com a missão de transformar vidas, e ela destaca quão importante é a atuação das ACEs, para levar até os microempreendedores, estes projetos que serão fundamentais no crescimento dos empresários. 

Em seguida, Eugênio Müller, coordenador do Plano Regional de Desenvolvimento do Médio Piracicaba, apresentou o projeto para as associações comerciais presentes. “O intuito do plano de desenvolvimento é colocar o Médio Piracicaba no mapa. Por isso é importante a união das associações e outros parceiros em prol do desenvolvimento da região, para que nós possamos chamar a atenção do poder público para as pautas das cidades que compõem esta região.”

O Plano Regional também tem como ideia central fortalecer o associativismo por meio da união das ACEs e promover além do desenvolvimento econômico, a sustentabilidade e outras importantes pautas das cidades do entorno. Eugênio explica que o objetivo inicial, é conseguir a duplicação da BR-381, principal rodovia da região que necessita de restauração e reparos, para que a situação da via-pública não impeça o crescimento da região.

Dando continuidade na reunião com os representantes das associações, a gestora de Projetos da Federaminas, Duda Torres, apresentou para os líderes o edital do Programa Empreender, projeto promovido pela CACB, junto à Federaminas. O projeto tem como objetivo melhorar a competitividade entre empresas, buscando melhoria de produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Saiba mais sobre como participar do empreender através do link: https://www.federaminas.com.br/empreender-competitivo-fique-por-dentro-edital-para-envio-de-propostas/  

Em seguida, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, juntamente do gestor Comercial da Federaminas, Haenderson Sena, apresentaram os produtos e serviços da entidade e as novas parcerias que estão sendo formadas para agregar ao portfólio de serviços da Federaminas. 

Para mais informações sobre o programa Empreender ou benefícios da Federaminas entre em contato conosco através do e-mail: [email protected].

O evento finalizou com a apresentação da nova diretoria da federaminas jovem, o conselho será composto pelo presidente Paulo César Lacerda Júnior e os diretores José Antônio da Silva (Juruaia), Erika Moura (Ituiutaba), Mauro Gustavo Peres (Pouso Alegre), Ivis Andrade (Arcos), Fabricio Henrique Nogueira Silva (Capelinha). 

Em seu primeiro pronunciamento, o novo presidente da Federaminas Jovem, Paulo Lacerda, fala sobre sua jornada empresarial e sobre associativismo. Paulo explicou para os participantes o que é a federaminas jovem e falou sobre os valores do conselho. “Nós queremos representar esses jovens empresários, trazê-los jovens para o movimento associativista e trabalhar para o crescimento desses empresários, para que eles possam dar continuidade ao legado associativista”, afirma Paulo. 

“Queremos que a federaminas seja como uma pista de pouso para quem está começando e que através do conselho jovem, nós possamos abrir portas para os novos empresários, auxiliando no network com outras empresas e empreendedores, gerando mais  núcleos em outras associações comerciais”, conta o presidente da Federaminas Jovem.  

Conheça a trajetória do novo presidente da Federaminas Jovem 

Paulo César Júnior, é o novo presidente da Federaminas Jovem, formado em Engenharia de Produção pela UFOP, ele à frente da empresa PauloMarc, que atua na área manutenção para caminhões, onde ele é gerente há 12 anos. 

 Sua trajetória no associativismo começou no final de 2020, quando Paulo foi convidado para ser diretor na Associação Comercial de João Monlevade. Em 2021, mediante ao seu trabalho desenvolvido em conjunto com a ACE, o presidente Eduardo Drumond, convidou   para compor a diretoria da Federaminas Jovem. Ele conta que a partir disso participar e entender como funciona o movimento associativista e a Federaminas. Porém, no começou deste ano, por meio de indicação do antigo presidente da Federaminas Jovem, ele foi acionado para assumir a presidência do conselho.  

Paulo, conta a equipe da Federaminas, que os primeiros passos em relação a Federaminas Jovem. “O que eu pretendo é reestruturar primeiro o papel da Federaminas Jovem em relação, aos núcleos. Junto da diretoria, nós vamos primeiro conversar com 18 núcleos jovem do Estado e entender as principais demandas e entender qual direcionamento vamos seguir a partir disso”, afirma.  

O presidente da Federaminas Jovem, também conta sobre os principais objetivos de sua gestão à frente do conselho, segundo Paulo o que está ao alcance do conselho de imediato é trazer para as associações os jovens empreendedores, criar conexões para esses empresários consigam alavancar a carreira e mostrar aos jovens a importância do associativismo e da atuação da associação comercial junto do poder público para o pequeno empreendedor. “Quanto mais alinhado o trabalho, melhores são os resultados”, ressalta. 

Paulo ainda fala sobre sua relação com o associativismo, que apesar de ser recente ele acredita que o movimento associativista é a junção de um grupo específico, em prol de um interesses em comum. “Apesar de estar no movimento a pouco tempo eu sei que uma boa associação comercial atuante no município pode gerar muitos benefícios para a cidade e região”.  

Confira as fotos de todas as etapas do Circuito Regional E-Minas: https://bit.ly/3c1Q6gk

Fique por dentro dos acontecimentos de todas as etapas do Circuito E-Minas, através do link: https://www.federaminas.com.br/inscricoes-para-o-circuito-regional-e-minas/

O post Circuito E-Minas se encerrou hoje em João Monlevade e a Federaminas apresentou a nova diretoria do Conselho Jovem apareceu primeiro em Federaminas.