Congresso da Federaminas reúne lideranças empresariais de 74 municípios em Araxá

congresso-da-federaminas-reune-liderancas-empresariais-de-74-municipios-em-araxa

Evento neste ano debate o papel do associativismo no desenvolvimento de Minas Gerais

 

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) realiza a partir desta quinta-feira (19), em Araxá, no Alto Paranaíba, a vigésima quinta edição do tradicional congresso da entidade. Lideranças empresariais de 74 municípios de todas as regiões do estado estão confirmadas e participam de um extenso debate sobre o papel do associativismo no desenvolvimento de Minas Gerais. “O que nós queremos mostrar é que o desenvolvimento econômico dá dignidade às pessoas através do emprego e da renda. O emprego nasce nas pessoas que têm o desejo de empreender e o que queremos nesse congresso é estimular o empreendedorismo para que possamos aumentar nossas opções de emprego e, assim, ajudar Minas Gerais e o Brasil a se desenvolver”, explica o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.

A programação é extensa. Destaque para a grade central de palestras. Estão confirmados nomes como Luiz Barsi Filho, conhecido como o “Rei da Bolsa de Valores”; Jorge Gerdau, atual presidente do conselho de administração de uma das maiores produtoras de aço do mundo e um dos 100 líderes com a melhor reputação do Brasil, segundo a Revista Exame; Felipe Titto, empresário e apresentador do programa Shark Tank, do canal fechado Sony; João Eduardo Villemor Amaral, fundador da Sustainable Mission Ventures, entidade portuguesa que trabalha no desenvolvimento de projetos sustentáveis; Camila Farani, presidente da G2 Capital e integrante do ranking das 500 pessoas mais influentes da América Latina e Walter Longo, publicitário e administrador de empresas especialista em Inovação e Transformação Digital.

Ainda segundo o presidente da Federaminas, o evento promete surpreender os empresários e proporcionar reflexões importantes. “Esta será a vigésima quinta edição do Congresso da Federaminas. Para a comemoração das nossas bodas de prata, elaboramos uma programação especial com os principais especialistas do país em palestras e teremos ainda mesas de debate, lançamentos, uma feira de negócios e momentos de interação que prometem uma revolução no setor”, conta.

Congresso de Direito

O Congresso da Federaminas também recebe três grandes eventos paralelos até domingo (22). Entre eles está o Congresso de Direito que, entre outros temas, vai discutir ferramentas jurídicas para o fomento da atividade empresarial, a resolução de conflitos entre sócios e a reforma constitucional tributária. “Serão nove painéis com alguns dos principais nomes do direito no país”, ressalta João Paulo Fanucchi de Almeida Melo, Presidente do CEAJE da Federaminas.

Prêmio Mulheres Além da Gerais

Principal honraria do empreendedorismo feminino em Minas, o Prêmio Mulheres Além das Gerais está de volta aos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá. Vinte e seis mulheres foram indicadas este ano pelas Câmaras da Mulher Empreendedora instaladas nas Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais e vão receber o prêmio em uma solenidade marcada para o dia 20 de outubro.  “Vamos mais uma vez reverenciar mulheres mineiras, que vão além e inspiram outras mulheres. Queremos celebrar o trabalho de mulheres que se destacaram no ano em um evento único repleto de admiração e orgulho”, explica Izabel Mendes, presidente da Federaminas Mulher.

 

Mérito Empresarial

A solenidade do Mérito Empresarial encerra as atividades do congresso. “Vencer desafios é uma tarefa que o empresário faz todos os dias. Por isso ele merece ser homenageado e reverenciado numa noite em que a estrela maior é ele, seu trabalho e sua história de sucesso”, destaca Valmir Rodrigues.

 

Na edição de 2023, o Mérito vai congratular 68 empresários de vários cantos de Minas Gerais. Personalidades do Estado também recebem o prêmio, como agradecimento pelo apoio dado à classe.

 

O Congresso

O tradicional Congresso das Associações Comerciais, acontece anualmente e reúne presidentes, diretores e executivos das ACEs de todo o Estado, além de empresários e representantes de outras entidades de classe. As atividades do evento são formadas por palestras, treinamentos técnicos e debates que permitem uma intensa troca de experiências entre as lideranças e uma maior aproximação dos empresários com o movimento associativista mineiro.

Todos os anos, o congresso é pautado por um tema e realizado em diferentes locações em Minas Gerais, o último aconteceu em novembro de 2022, no Tauá Caeté com a temática “Ideias e Ideais”. O evento contou com cerca de 500 participantes, que assistiram palestras de grandes nomes do meio empresarial. Neste ano, o Congresso da Federaminas desembarca em Araxá, com a temática “Vivendo, Aprendendo e Desenvolvendo – Associativista, o desenvolvimento de Minas passa por aqui!”  Durante quatro dias (19 a 22/10), a Federaminas promove uma série de palestras, painéis e um ambiente favorável para a troca de experiências e ampliação do networking.

O evento tem a parceria do Sebrae Minas, Governo de Minas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Copasa, CODEMGE – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Prefeitura de Nova Lima, Sicoob, Gooders, Monkey Money e Arruda Alimentos.

 

 

Serviço

Congresso da Federaminas

Data: 19 a 22/10

Local: Grande Hotel e Termas de Araxá

Inscrições e informações: www.federaminas.com.br

O post Congresso da Federaminas reúne lideranças empresariais de 74 municípios em Araxá apareceu primeiro em Federaminas.