Governador participou da quinta etapa do evento em Alfenas
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, no dia 10 de agosto, da quinta etapa do Circuito E-Minas, realizado em Alfenas, no sul de Minas, pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas – Federaminas e Associação Comercial e Industrial de Alfenas – ACIA.
Na abertura do evento, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, afirmou que o E-Minas tem como objetivo compartilhar conteúdos atualizados para apoiar a sustentabilidade, movimentar a economia e, principalmente, impulsionar os negócios em Minas Gerais por meio da representatividade do Estado.
“Para encurtar a distância entre as nossas entidades, idealizamos o E-Minas, a fim de reunir as lideranças empresariais, discutir o desenvolvimento do estado e a efetiva participação das associações comerciais e seus associados na construção de novas oportunidades. Somos o terceiro maior PIB do Brasil e temos grande potencial econômico, o que indica que há muitas oportunidades a serem exploradas, principalmente pelo sistema Federaminas”, ressaltou Valmir.
Logo em seguida, Romeu Zema destacou que, “a cada ano que passa, o setor privado calça uma bota de chumbo que só tem o peso aumentado”. Segundo ele, qualquer tributo hoje é muito mais complexo do que há 20 anos. “As burocracias sanitárias também são obstáculos para o setor. Enquanto outros países têm avançado a 100 km por hora, o Brasil caminha a 30”. Zema afirmou que existem grandes burocracias municipais, estaduais e municipais que os empresários precisam lidar. “No passado, o país exportava muitos produtos industrializados. Hoje, só exportamos produtos primários”, disse.
Zema acredita que, se a reforma tributária não for favorável ao empresariado, ficará difícil obter avanços no Brasil, o que deixará o país distante das nações desenvolvidas. Por outro lado, o governador apontou que Minas tem seguido uma lógica diferente no âmbito do desenvolvimento econômico. O chefe do executivo mineiro enumerou ações do governo estadual que têm promovido o crescimento do Estado e simplificado a vida de quem trabalha e de quem investe:
A valorização e simplificação do setor produtivo;
O novo regulamento do ICMS – simplificação e revisão do manual;
O processo de regime especial de tributação analisado com mais agilidade pela Secretaria da Fazenda;
O fortalecimento do setor ambiental;
O monitoramento e segurança das barragens e criação do projeto “Lama Nunca Mais”;
O fornecimento de energia elétrica trifásica para micro e pequenos produtos rurais mineiros que só possuem energia monofásica;
O crescimento na produção e exportação de lítio, mineral da transição energética, e inserção do Estado no projeto mundial “Vale do Lítio”;
A melhoria do sistema de segurança pública.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED do Ministério do Trabalho, desde o período em que Zema assumiu o governo do Estado (janeiro de 2019) até maio de 2023, 740 mil oportunidades de emprego foram geradas em Minas. Até o fim de sua gestão, o governador promete que o índice chegará a 1 milhão de vagas.
“Estamos ao lado do setor produtivo e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, sempre buscando o crescimento sustentável do estado. Minas vai dar um exemplo para o Brasil, pois temos crescido e somos responsáveis por 9,3% da economia brasileira atualmente, segundo o IBGE. Hospitais regionais serão construídos, as estradas serão melhoradas, as escolas reformadas, mais investimentos serão atraídos e continuaremos na rota de um consistente desenvolvimento econômico, sempre ouvindo e recebendo as demandas das associações comerciais”, pontuou Romeu Zema.
Valmir Rodrigues destacou que é nítido que o governo tem aberto as portas para ouvir o que as entidades empresariais apresentam como necessidade. “Sempre quando vamos dialogar com o Executivo, nos sentimos abraçados pelo ótimo tratamento que recebemos. E isso é o que devemos fazer: levar nossas reivindicações e demandas para o governo por meio das associações comerciais e encontrar soluções para o desenvolvimento econômico”, ressaltou o presidente da Federaminas.
O CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, elogiou o discurso do governador e apontou números que comprovam o crescimento do Estado. “Cumprindo nossa missão de promover empregos, investimentos e negócios, desde o início da gestão Zema, já captamos mais de 350 bilhões de reais e investimos em 182 municípios de Minas Gerais”, apontou Braga.
Já Marcelo Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, destacou a necessidade dos empresários participarem das atividades nas associações comerciais, tomarem a iniciativa e levarem as demandas e problemas para o governo. “Tem muita gente vindo de fora e obtendo muitos lucros aqui em Minas. E nós, que somos daqui, não aproveitamos as oportunidades. O Sebrae Minas dá todo o suporte para que as empresas e as associações comerciais tenham melhores direcionamentos e consigam construir parcerias, atrair investimentos e gerar ótimas oportunidades”, afirmou Marcelo.
Para João Petenuci Neto, presidente da ACIA, o Circuito E-Minas e o diálogo com Romeu Zema foram ótimas oportunidades de colocar Alfenas no caminho do desenvolvimento econômico e mostrar o potencial do município em produzir e gerar oportunidades no comércio e na indústria.
“Somos considerados um núcleo urbano de bastante importância na região sul-mineira e queremos impulsionar ainda mais o nosso protagonismo nos setores de agricultura, comércio, serviços e indústria. O encontro com o governador e demais lideranças políticas e associativistas abre espaço para que o sistema regional de associações comerciais seja integrado às políticas de desenvolvimento do Estado, através de nossas articulações locais e estaduais”, reiterou João.
Além do governador, estiveram presentes:
Antônio Carlos Arantes, deputado estadual;
Emidinho Madeira, deputado federal;
Fábio Marques Florêncio, prefeito de Alfenas;
Iza Menezes, prefeita de Nepomuceno (MG);
O post Desenvolvimento econômico de Minas é pauta do discurso de Romeu Zema no Circuito E-Minas apareceu primeiro em Federaminas.