O fomento ao empreendedorismo, a atração de investimentos e o diálogo inclusivo da classe empresarial e das associações comerciais de Arcos, Divinópolis, Igaratinga, Itaúna e de outros municípios próximos de Pará de Minas foram as principais pautas da sexta etapa do Circuito E-Minas 2023, realizada em Pará de Minas, no dia 22 de agosto.
O evento, realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas – Federaminas, em parceria com a Associação Comercial de Pará de Minas – Ascipam, reuniu os principais líderes políticos, associativistas e empreendedores da região.
Atuando em parceria com o Sebrae, o Circuito E-Minas visa construir ideias que envolvam atitude e vontade de empreender e atrair novos investimentos para o estado. “A mudança e o crescimento são princípios que partem da proatividade e iniciativa das lideranças empresariais, associativistas e políticas. Precisamos cultivar um ambiente fértil para os negócios, e assim, obteremos geração de emprego, renda e dignidade para as pessoas”, afirmou Valmir Rodrigues da Silva, presidente da Federaminas.
Elias Diniz, prefeito de Pará de Minas, destacou a participação positiva do município no agronegócio do Estado e ressaltou a realização do Circuito E-Minas, que ele considera como uma excelente maneira de gerar mais oportunidades para a cidade. “O desenvolvimento econômico de Pará de Minas passa pela produção de suínos e frangos. Recentemente nos tornamos Arranjo Produtivo Local – APL de Avicultura e Suinocultura, e queremos potencializar os setores com a atração de novos investimentos e novas indústrias, capacitação de produtores e geração de mais empregos para a população paraminense”, apontou.
Samira Torres Lamaita, diretora de produtos e segmentação turística da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT/MG, afirmou que o turismo e a diversidade cultural podem ser meios de atração de investimentos e crescimento econômico para o município. Ela mencionou a implantação dos programas “Mais Turistas” e “Minas Criativa”, iniciativas do governo mineiro criadas em julho de 2023 e que projetam criar 100 mil empregos na indústria criativa até o fim de 2024.
“Juntos, os dois programas devem receber o investimento de 1 bilhão de reais nos próximos 4 anos. O Minas Criativa pretende alavancar projetos culturais e capacitar empreendedores e pessoas físicas que atuam na economia criativa. Já o Mais Turistas prevê a implementação de políticas voltadas ao turismo, a abertura de 127.000 vagas em cursos voltados aos profissionais da cadeia produtiva do turismo e a revitalização de estradas e acessos”, destacou Samira.
Já para o presidente da Ascipam, Evandro de Oliveira Silva, o Circuito E-Minas é uma ótima referência para aproximar empresas, associações e governo, além de promover o diálogo inclusivo entre as lideranças locais. “A principal solução para as associações comerciais serem referência no meio empresarial é estreitar o relacionamento com novos parceiros estratégicos, mirando parcerias com empresas de diversos setores de serviço”, ressaltou Evandro.
WORKSHOP E PALESTRAS SÃO DESTAQUES DO EVENTO
A programação do sexto dia do E-Minas contou com as seguintes atividades:Workshop: como desenvolver o departamento comercial das ACEs? – encontro regional entre associações comerciais, dividido em dois subtemas:
- Organização dos processos internos… Se eu não me organizar nada vai mudar!
Palestra com CEO da F5 Gestão Empresarial, Jainir Júnior:
Em sua palestra, o CEO da F5 Gestão Empresarial, Jainir Júnior, ressaltou a importância de empresas e associações comerciais possuírem, como meta, a identificação, organização e o mapeamento dos processos internos. “Esses fatores, no ambiente das organizações, impactam nos resultados e na geração de receita, ampliando a capacidade de atuação, com base nas estratégias com melhores resultados”, afirmou.
O gestor reiterou que, para o mercado empresarial obter melhorias efetivas de resultados, é necessário que o empreendedor tenha, como principal foco, a resolução estruturada dos problemas e a potencialização das oportunidades dos clientes.
- Conheça a Facisc – Como uma das entidades mais importantes do País obteve sucesso e alcançou sustentabilidade financeira?
A segunda palestra do dia foi com Wagner Bittencourt, gerente de soluções empresariais da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina – Facisc.
Bittencourt apresentou um case de sucesso da entidade, que, por meio da definição clara das suas estratégias, obteve sucesso e se tornou uma das entidades de classe mais desenvolvidas do país.
Para o gerente, os fatores que tornaram a Facisc um “hub empresarial de Santa Catarina”, foram: a busca por parcerias com diversas empresas; a ampliação do leque de serviços e o aumento da representatividade da entidade por meio de uma comunicação eficaz.
“A Facisc possui parceria com 37 mil empresas do Estado, além de reunir 149 entidades catarinenses. A variedade em nosso leque de serviços – que conta com projeto de incentivos fiscais, programa de gestão para associações empresariais, projeto de desenvolvimento sustentável e estímulo ao crescimento do espírito empreendedor – são fatores que tornaram a entidade referência no meio empresarial catarinense”, destacou.
O post Desenvolvimento econômico e atração de investimentos são pautas de encontro entre lideranças em Pará de Minas apareceu primeiro em Federaminas.