Federaminas participa de reunião regional do Triângulo em Uberlândia

federaminas-participa-de-reuniao-regional-do-triangulo-em-uberlandia

Ontem (3/8), ocorreu na Associação Comercial de Uberlândia (ACIUB) a reunião regional do Triângulo. Estiveram presentes as associações comerciais que fazem parte do Triângulo Mineiro, incluindo Ituiutaba, Santa Vitória, Prata, Sacramento, Uberaba, Araguari, Patos de Minas e Tupaciguara..

Na abertura da reunião, o presidente da ACIUB e anfitrião do evento, Fábio Túlio Felipe, iniciou os trabalhos agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância de momentos como esse, nos quais entidades de classe aprendem uma com a outra.

A gestora de projetos da ACIUB, Janayne Nunes, apresentou o programa Al Invest em parceria com a Federaminas e CACB. Ela explicou que o projeto, intitulado “Economia Circular no Triângulo: transição inclusiva para uma economia de baixo carbono em MPEs do Triângulo Mineiro”, visa fomentar a produção, consumo e gestão responsável de resíduos sólidos com base nos princípios da economia circular.

A proposta foi aprovada no Al-Invest Verde, programa da União Europeia para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas na América Latina. O projeto busca aumentar as vendas das MEs e EPPs da região, promovendo uma transição inclusiva para um modelo econômico sustentável.

Os recursos da União Europeia serão investidos no Triângulo Mineiro, por meio de ações de planejamento e capacitação. O programa beneficiará não apenas as empresas associadas da ACE de Uberlândia, mas também as demais cidades da região.

Durante a reunião, também foi apresentado o caso de sucesso da ACIUB com o programa Empreender. Esse projeto permite que micro e pequenos empresários compartilhem experiências e oportunidades de crescimento, contribuindo para a competitividade e o fortalecimento do associativismo.

O Sebrae de Uberlândia também participou do evento através do analista, Eduardo Luís Alves Ramos, apresentando as ações desenvolvidas na região triângulo. O presidente da ACE de Uberlândia destacou o papel crucial do Sebrae em apoio às associações comerciais da região.

Manoel Ignácio enfatizou a importância do Sebrae como parceiro de primeira ordem do sistema Federaminas. Ele ressaltou que, se as empresas começarem a usar as ferramentas do Sebrae, elas irão muito mais longe.

O presidente da Associação Comercial de Uberaba, Anderson Cadima, convidou todas as Associações Comerciais presentes para participarem do Circuito E-Minas, que acontecerá em Uberaba no dia 5 de outubro. O evento tratará de desenvolvimento econômico regional, contando com a participação do governo de Minas, treinamento sobre o setor comercial das Associações Comerciais e uma palestra Show com Ciro Bottini.

A reunião foi um momento rico de troca de experiências entre as Associações Comerciais presentes. Manoel Ignácio apresentou a nova divisão das regionais do Estado, adotada pela Federaminas usando o modelo do Sebrae Minas. Ele também realizou uma apresentação institucional da Federaminas e discutiu como construir entidades de alta performance.

O projeto Papre Empresarial, uma parceria entre a Federaminas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), também foi apresentado. Esse projeto visa conciliar demandas empresariais antes de se tornarem processos judiciais.

No final da reunião, Silvio Vilarinho, diretor da Federaminas, fez um panorama sobre a aprovação da Reforma Tributária e seus impactos para as micro e pequenas empresas, além de informar sobre as questões debatidas pela comissão de assuntos tributários da Federaminas.

 




 

O post Federaminas participa de reunião regional do Triângulo em Uberlândia apareceu primeiro em Federaminas.