De acordo com a Receita Federal, o prazo para a entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física deste ano foi estendido e vai de 15 de março até 31 de maio. Segundo o Fisco, a mudança no prazo, tem a finalidade de permitir que os contribuintes possam desfrutar da declaração pré-preenchida.
A partir da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) – que deve ser enviada até o final de fevereiro – a declaração pré-preenchida será oferecida ao contribuinte. Os dados da Dirf, fornecidos por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde, são processados e, em seguida, utilizados para o preenchimento prévio das declarações de pessoas físicas.
Em entrevista para o G1, o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, diz que a declaração pré-preenchida, possibilita menos erros e maior comodidade ao contribuinte. Esta modalidade existe desde 2014, mas era indispensável ter certificado digital para usar a funcionalidade, o que restringia o número de usuários. Desde o ano passado, a declaração pré-preenchida pôde ser utilizada por todos os contribuintes com a conta gov.br nos níveis ouro ou prata.
Fonte: G1
O post Imposto de Renda: prazo para entrega da declaração vai de 15 de março até 31 de maio apareceu primeiro em Federaminas.