Circuito E-Minas em Uberlândia reúne 17 cidades do triângulo mineiro em evento

circuito-e-minas-em-uberlandia-reune-17-cidades-do-triangulo-mineiro-em-evento

Aconteceu nessa terça-feira (5/7), o primeiro encontro do Circuito E-Minas que reuniu lideranças de toda a região do triângulo mineiro, para discutir desenvolvimento, inovação e os principais desafios das ACEs da região.

O evento aconteceu na sede da Associação Comercial de Uberlândia (ACIUB) e teve como pauta na parte da manhã o avanço da região do triângulo, esse painel teve a presença do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, o presidente da ACIUB, Paulo Romes, o Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, Thiago Magalhães Tavares, superintendente do BDMG, Carlos Augusto Romualdo, gerente de comunicação social e institucional do Invest Minas.

Durante a parte da manhã, o painel se voltou para a discussão das principais adversidades que Minas Gerais enfrenta e quais medidas podem ser tomadas para o crescimento contribuir com o crescimento do Estado. Na oportunidade, Douglas Cabido compartilhou questões que afetam a economia do país, e consequentemente de Minas e outros estados.

“O país tomou algumas decisões que infelizmente colocam o nosso desenvolvimento econômico enfraquecido frente a alguns desafios globais. Quando falamos do ‘custo Brasil’, temos três grandes pontos que impactam diretamente nossa produtividade, competitividade, e consequentemente a geração de emprego e renda e bem-estar da população: infraestrutura, custos regulatórios e custos trabalhistas”, explica Douglas.

Ele ainda conta que um dos objetivos da Secretária de Desenvolvimento Econômico, é desburocratizar as leis voltadas para os empreendedores, facilitando o acesso ao ambiente de negócios, Douglas explica que isso gera uma adesão maior do trabalhador informal e consolida ainda mais o desenvolvimento local.

O painel também teve a participação das associações participantes que pontuaram diferentes questões, de acordo com o presidente da Associação de Ituiutaba, Mário Jacob Júnior, reuniões e encontros como o E-Minas, são muito importantes para a região e destaca que o momento é favorável para a atração de investimentos para o triângulo mineiro.

O representante do Invest Minas no evento Carlos Romualdo, explicou sobre a estratégia para atração de negócios, que consiste em promover a capacitação e empoderar a cidade, trabalhando para solucionar desafios e assim convidando grandes empresas para entender o potencial de cada município. Carlos ainda pede a colaboração das ACEs e empresas para cadastrar no site do Invest imóveis públicos ou privados, com potencial para investimento.

Thiago Magalhães, superintendente do BDMG, falou sobre as diferentes linhas de crédito oferecidas para o BDMG e convida as ACEs para ser o mediador entre o banco e as empresas, apoiando os empresários no momento da contratação de crédito. Além disso, Thiago respondeu as dúvidas dos participantes sobre juros, crédito e taxas.

No decorrer do evento o presidente da ACIUB, Paulo Romes, anunciou para as associações e empresários participantes que a ACE vai apoiar empresas de tecnologia, criando um núcleo dentro do Empreender, para discutir a inovação da região.

Compete Minas

O Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Felipe Attiê, finalizou a parte da manhã explicando sobre o edital do Compete Minas, projeto da Fapemig em parceria com o Governo de Minas. O programa prevê o aumento da competitividade entre as empresas de inovação, gerando empregos, renda e fomentar a inovação.

“Nós percebemos que há uma grande dificuldade da indústria e todos os setores em promover a inovação. O Brasil é um país que tem uma grande quantidade de pesquisas básicas, mas esse conhecimento não se torna um produto inovador”, explica Felipe.

O edital do compete minas está disponível no site da Fapemig, clique aqui para acessar.

Período da tarde foi voltado para pautas importantes das ACEs

O período da tarde foi direcionado para os representantes das associações comerciais e iniciou com a apresentação do Fabiano Alves que faz parte do Sebrae e mostrou os principais programas que podem atender as associações comerciais. Ele ainda falou sobre a importância das associações comerciais na representação das micro e pequenas empresas. “As associações junto do Sebrae, são órgãos essenciais para o desenvolvimento local e estadual”, conta Fabiano.

No painel ‘O que tem de novo?’ o presidente da Federaminas, explicou pra as ACEs sobre os produtos e serviços que a Federaminas dispõe e também as novidades que estão sendo implantadas na federação. E em seguida os líderes das associações se reuniram para conversar sobre ações para fomentar o desenvolvimento local. Uma das inciativas tratadas foi a ACIA Cred, criada pela Associação de Araxá, como uma captação de recursos para auxiliar no crescimento das ACEs.


 

O post Circuito E-Minas em Uberlândia reúne 17 cidades do triângulo mineiro em evento apareceu primeiro em Federaminas.

Compartilhe

Blog do CDL Pitangui

A conexão digital

Com a Pandemia do Covid-19, mudanças de hábitos foram necessárias e evidenciaram uma sociedade frágil e resistente. A transformação digital trouxe para o mercado financeiro

Estresse financeiro

Se o dinheiro não traz felicidade, a sua falta muito menos! Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association no

Conheça a assessora Flávia Leão

Natural Pitangui/MG, resido a 7 anos em nossa agitada capital, Belo Horizonte. Filha de um comerciante e uma servidora pública, sempre me vi entre o

Mais notícias