Ituiutaba recebe a 3ª Edição do Circuito E-Minas

ituiutaba-recebe-a-3a-edicao-do-circuito-e-minas

A cidade de Ituiutaba recebeu nesta terça-feira (11), a terceira edição do Circuito E- Minas. Realizado pela Federaminas (Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais), o evento contou com a parceria do SEBRAE, Associação Comercial de Ituiutaba (ACII Ituiutaba), Governo Estadual e Copasa. Com o tema “Negócios e Oportunidades”, o encontro abordou liderança, gestão estratégica, associativismo e a promoção de tecnologia e inovação, considerando os setores de comércio, serviços, turismo e indústria. 

Com uma programação diversa com painéis, workshops, palestras e treinamentos. Para o primeiro painel do circuito sobre “Negócios e Oportunidades” foi convidado o Presidente da Associação Comercial de Ituiutaba (ACII), Maurício Garvil, que agradeceu a todos os presentes e falou da importância deste evento para o desenvolvimento da região. “Este acontecimento é crucial para o nosso crescimento local. Hoje vamos abordar assuntos sobre os projetos importantes para a nossa cidade, vamos tirar dúvidas sobre ações relacionadas sobre a economia. Agradeço a presença de todos neste dia tão marcante para o município”, discursou Garvil.

Em seguida, o presidente da Federaminas e vice-presidente do Sebrae Minas, Valmir Rodrigues da Silva, cumprimentou a todos e discorreu falando que o dia seria proveitoso, focando sempre na valorização da classe. “Porque, nós temos que cuidar da classe empresarial, pois ela que rege grande parte da economia dos municípios. Neste evento trazemos a união do estado com os empresários através do associativismo, visando o grande desenvolvimento da região. Através dessa união vamos prosperar e realizar muitos novos empreendimentos”, afirmou o presidente.

Sabendo da importância de novos projetos para a região, o presidente da ACII regressou a conversa reafirmando que a cidade é cidade polo do Pontal Mineiro, com enfoque na produção sucroenergética e tem na criação de gado e pecuária leiteira as principais atividades executadas no campo, que traz bastante desenvolvimento econômico. Através destes processos também já possui várias parcerias, uma delas é com o Sebrae que esteve presente no evento.

Representado pela analista técnica Camila Alves explicou, sobre algumas ações realizadas na cidade que ajudam a fomentar o empreendedorismo. Uma delas é o Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional), uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.

Esta ação foi bastante elogiada por todos os participantes da mesa, o qual o presidente da Federaminas Valmir Rodrigues pontuou também sobre o programa NEJ (Escola do Sebrae também conta com o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil). A escola oferece curso técnico em Administração, gratuito e com duração de um ano, para jovens da rede pública de ensino. “Sabemos da importância desses programas para a educação empreendedora e reafirmamos que sempre que o SEBRAE puder colaborar com esses incentivos sempre estarão por aqui para colaborar”, disse a analista.

Esteve presente também Leandro Andrade diretor de atração de investimentos e comércio exterior Agência de Promoção de Investimentos (Invest Minas), falou sobre a importância da agência nos projetos incremento financeiro para o estado. “O nosso grande desafio é fazer com que Minas Gerais seja reconhecida no mapa dos negócios. Pois quando vamos para outros países nosso estado ainda não se destaca tanto mesmo com tantas riquezas já reconhecidas, o importante é sempre divulgar e fomentar todo o trabalho desenvolvido para que cada vez mais o mundo conheça e valorize as belezas mineiras”, explicou o diretor.

Ainda falando sobre as riquezas turísticas do estado Leandro Andrade ponderou sobre a carteira de oportunidades de investimentos a INVEST MINAS TUR, uma plataforma digital criada para facilitar a identificação de espaços com potencial para abrigar equipamentos turísticos no Estado. A plataforma vai permitir também que os municípios possam cadastrar e promover suas localidades a partir de suas características especiais. Para saber mais acesse o site.

Finalizando o painel foi convidado o Superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (SEDE) Marco Antônio Mendonça Gaspar que explicou sobre Arranjos Produtivos Locais (APLs). “São aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais”, explicou o Gaspar. Neste processo na cidade de Ituiutaba a APL atuante é sobre o processo de Cerâmica vermelha na região. 

Marco também apresentou trouxe a novidade sobre os editais disponíveis no governo do estado. O edital “Compete Minas – linha empresas, startups e cooperativas” para mais informações acesse o site.

O presidente Valmir retomou a mediação da conversa agradecendo todo o conhecimento repassado no painel.

Dando sequência após o painel, a segunda parte foi o workshop “Folia: Formação de Liderança Associativista”. O consultor da F5 Gestão Empresarial, Jainir Alves, compartilhou conhecimentos sobre cooperação e integração de empresas e entidades, junto com seus gestores e colaboradores das Associações Comerciais do Triângulo Mineiro.











 

E se você é um dos nossos associados da Federaminas, confira as próximas cidades que ainda receberão o nosso circuito. Faça a sua inscrição gratuitamente:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O post Ituiutaba recebe a 3ª Edição do Circuito E-Minas apareceu primeiro em Federaminas.