Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revelou que os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de oito em cada dez empregos, no mês de outubro. Os dados apontam para um superavit de 159.454 postos de trabalho, neste período, através de empresas de diferentes portes em todo país. Deste montante, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 125.114 contratações, o que representa 78,5% do valor total.
Ainda em 2022, o Brasil gerou 2,3 milhões de vagas de emprego, sendo 1,661 milhão foram criadas por pequenas empresas e representa cerca de 71,6% dos postos de trabalho. Já as médias e grandes empresas representam 22% deste número, com o total de 513 mil contratações.
As novas contratações por pequenos negócios no comércio foram cinco vezes maiores do que as médias e grandes empresas, que correspondem à 39,1 mil das MPEs e 8,3 mil em empresas de grande porte. Foram sete setores analisados e em todos as micro e pequenas empresas, possui saldo positivo, diferente das médias e grandes empresas, no qual registraram saldo negativo nos setores de extrativa mineral e construção civil.
No setor de serviços, as MPEs contrataram cerca de 60,2 mil, enquanto as médias e grandes empresas obtiveram o montante de 29,1 mil novos funcionários. Em 2022, os pequenos negócios no ramo de serviços foram os que mais contrataram, ao todo 850.781 novos empregos foram gerados.
Fonte: Agência Brasil
O post Pequenas empresas são responsáveis por 8 em cada 10 empregos criados, aponta pesquisa do Sebrae apareceu primeiro em Federaminas.