O quarto dos dez eventos do Circuito E-Minas 2023, realizado em São Sebastião do Paraíso, no dia 8 de agosto, reuniu representantes governamentais, empresariais e lideranças associativistas de outros municípios. O encontro foi realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas – Federaminas, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião do Paraíso – ACISSP. Outras associações comerciais mineiras, como a de Arceburgo, Juruaia, Guaranésia, Guaxupé e Monte Santo de Minas, participaram do encontro.
Também estiveram presentes:
- Marcelo Morais, prefeito de São Sebastião do Paraíso;
- Lucas Pitta, subsecretário de desenvolvimento regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – SEDE/MG.
- Matheus Colombaroli, presidente da ACISSP;
- Leonardo Mol, gerente da regional Centro Oeste/Sudeste do Sebrae Minas;
De acordo com Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas, a quarta etapa do E-Minas foi uma excelente oportunidade de ouvir cada um dos atores e pontuar questões que buscam implementar a inovação, diversificar a economia e fomentar o empreendedorismo de São Sebastião do Paraíso, município que se destaca pela produção e comércio do café para o exterior.
“Assim como nas outras cidades, o E-Minas tem o objetivo de demonstrar como é importante a participação das associações comerciais em discussões econômicas e empresariais locais. São Sebastião do Paraíso é um município conhecido historicamente pelo fortalecimento do agronegócio e do setor industrial. Porém, com o diálogo inclusivo entre as associações comerciais, as cooperativas, os empresários e as lideranças governamentais, o município pode se desenvolver economicamente por meio da inserção de novas micro e pequenas empresas e a variedade de serviços oferecidos”, destacou.
Já para o presidente da Associação Comercial de São Sebastião do Paraíso, Matheus Colombaroli, o encontro proporcionou muitas oportunidades de negócios, treinamento técnico comercial para as entidades presentes e fortaleceu ainda mais a atuação da ACISSP no âmbito econômico do município e região.
“Com a realização do circuito, buscamos expandir a economia de São Sebastião do Paraíso, atraindo investimentos para o agronegócio e para o setor de indústria e serviços, pontos fortes da nossa economia. É necessário fomentar o empreendedorismo no município e expandir nossas projeções econômicas, com a geração de oportunidades de emprego e renda para a nossa população”, afirmou Matheus.
“São Sebastião do Paraíso é um pólo industrial no setor têxtil e um dos mais importantes produtores de café do Brasil, exportando o produto para países como o Japão e a Itália. O Circuito E-Minas é uma ótima chance de abrir novas portas de investimentos, ampliar a geração de negócios e criar oportunidades dentro das nossas principais atividades econômicas”, ressaltou o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais.
O evento contou também diversas outras apresentações, como:
Workshop: como desenvolver o departamento comercial das ACEs?
- Organização dos processos internos… Se eu não me organizar nada vai mudar! Com Jainir Júnior, CEO da F5 Gestão Empresarial:
O quarto dia do E-Minas contou com a palestra de Jainir Júnior, CEO da F5 Gestão Empresarial, que falou sobre a organização dos processos internos das entidades.
Jainir ressaltou a importância de empresas e associações comerciais possuírem, como meta, a identificação, organização e o mapeamento dos processos internos.
“Esses fatores, no ambiente das organizações, impactam nos resultados e na geração de receita, ampliando a capacidade de atuação, com base nas estratégias com melhores resultados”, afirmou.
O CEO reiterou que, para o mercado empresarial obter melhorias efetivas de resultados, é necessário que o empreendedor tenha, como principal foco, a resolução estruturada dos problemas e a potencialização das oportunidades dos clientes.
- Conheça a Facisc – Como uma das entidades mais importantes do País obteve sucesso e alcançou sustentabilidade financeira? Com Wagner Bittencourt, gerente de soluções da FACISC:
A outra palestra do dia foi apresentada por Wagner Bittencourt, gerente de soluções empresariais da Federação Das Associações Comerciais do Estado de Santa Catarina – FACISC
Bittencourt apresentou um case de sucesso da entidade que, por meio da definição clara das suas estratégias, obteve sucesso e se tornou uma das entidades de classe mais desenvolvidas do país. Para o gerente, os fatores que tornaram a Facisc um “hub empresarial de Santa Catarina”, foram: a busca por parcerias com diversas empresas; a ampliação do leque de serviços e o aumento da representatividade da entidade, por meio de uma comunicação eficaz.
“A Facisc possui parceria com 37 mil empresas do Estado, além de reunir 149 entidades catarinenses. A variedade, em nosso leque de serviços – que conta com projeto de incentivos fiscais, programa de gestão para associações empresariais, projeto de desenvolvimento sustentável e estímulo ao crescimento do espírito empreendedor – são fatores que tornaram a entidade referência no meio empresarial catarinense. Só em venda de produtos, já depositamos mais de 130 milhões de reais na conta das associações comerciais”, destacou.
Clique aqui e acesse as fotos do evento.
O post Quarta etapa do Circuito E-Minas projeta a expansão econômica de São Sebastião do Paraíso apareceu primeiro em Federaminas.