A terceira reunião do Conselho Deliberativo da CACB, aconteceu ontem e foi sediada pela Federaminas, na capital mineira. Além dos representantes das Federações de todo o Brasil, também esteve na reunião, Matheus Simões, vice-governador de Minas Gerais, durante o evento ele ressaltou a importância da proximidade entre o governo e o setor produtivo. “Temos um débito de gratidão com as ACEs de todo o estado”, afirma Simões.
O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues e diretor Financeiro da CACB, comenta que por meio da atuação do governador Romeu Zema, está claro que a solução para os problemas de Minas Gerais, envolve o trabalho conjunto com o setor produtivo. “Agradeço a parceria que temos e coloco a Federaminas à disposição para fortalecermos este trabalho e alcançarmos os objetivos do nosso Executivo”, diz.
O representante executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Guilherme da Cunha, apresentou os programas que o governo tem desenvolvido para alcançar os objetivos já apontados pelo vice-governador. O intuito é ajudar as empresas a aumentarem sua produtividade, ganharem mercado e fazerem a economia local girar. “Temos trabalhado em diversas frentes para beneficiar o cidadão mineiro, trabalhando junto com as ACEs”, disse Cunha.
Simões, também apresentou um panorama sobre a visão que o Executivo mineiro tem com relação à reforma tributária. “Acho que a decisão do Senado já está tomada e entendemos que os municípios estão sendo eliminados do cenário tributário. É claro que é melhor qualquer reforma do que nenhuma, mas o texto atual precisa de ajustes”, opinou, também evidenciando sua preocupação com as leis complementares, que virão em seguida, por não se saber o que pode sair delas.
No mesmo assunto, o vice-presidente da CACB e coordenador do Comitê Jurídico da entidade, Anderson Trautmant Cardoso, destacou os debates que a Confederação está promovendo para tratar do tema, citando o desejo de trazer o relator da reforma no Senado, senador Eduardo Braga (MDB-AM), para a agenda. “Estamos em uma fase importante dessa jornada e não temos dúvida de que ainda é preciso fazer algumas modificações no texto e queremos ter participação efetiva nessa discussão, assim como fizemos na Câmara”, disse. Anderson também alertou para a importância que o mês de outubro terá para essas definições.
Cotait também falou sobre a criação do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais da CACB, que chega para dar um porte maior à parte institucional da CACB. “Em linhas gerais, este grupo chega para fazer uma restruturação nas nossas relações, para que tenhamos um dinamismo maior com nossos interlocutores e nos organizarmos para que a nossa Confederação volte a ter o protagonismo que lhe cabe no cenário nacional, como representante das micro e pequenas empresas brasileiras”, disse.
A reunião também tratou de assuntos voltados para sobre o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura da CACB, a presidente do conselho Ana Claúdia Badra Cotait, enalteceu o crescimento no número de conselhos em todo o país e agradeceu o apoio dos presidentes de Federações para que esse marco seja alcançado.
Finalizando o encontro, foram apresentadas informações sobre o programa Empreender, o superintendente da CACB e coordenador do Empreender, Carlos Rezende, falou do eixo de fortalecimento das entidades do Sistema. Nas próximas semanas, 400 Associações Comerciais serão incluídas no projeto, que fará um diagnóstico da gestão de cada uma delas. De acordo com Márcio Vieira, consultor do projeto, o objetivo é fortalecer as ACEs, para que elas possam executar sua missão da melhor forma.
O post Reunião do Conselho Deliberativo da CACB: encontro contou com a participação do vice-governador de Minas apareceu primeiro em Federaminas.