Setor de serviços cresce 7,9% em Minas Gerais, aponta pesquisa do IBGE

setor-de-servicos-cresce-7,9%-em-minas-gerais,-aponta-pesquisa-do-ibge

 

O balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta para o crescimento de 7,9% do setor de serviços em Minas, entre os meses de janeiro e julho, em comparação com os seis primeiros meses de 2021. Em julho o setor registrou o crescimento 1,9%, comparado a junho deste ano. Já em relação ao mesmo período em 2021, a alta foi de 6,9%.

De acordo com o Instituto, essa é a segunda maior série histórica que começou em 2014. O pico maior foi em maio deste ano e pior em 2020, em virtude da pandemia. No início da pandemia, o setor registou queda constante durante vários meses.

O grupo que está em evidência dentro da área, são os serviços com o foco nas famílias, que cresceu 44,6%, entre janeiro e julho, em relação a mesma época no ano passado. Esse grupo incluí os serviços de restaurantes, casas de show, academias, hotéis, funerárias, salões de beleza e entre outros.

Outro grupo que também se destacou no crescimento, foi o transporte e serviços de transportes ligados aos correios. Os dados da pesquisa apontam alta de 17,3% em comparação com o ano passado. O analista do IBGE, Daniel Dutra, explica que o aumento aconteceu por causa da grande demanda de compra e venda através do e-commerce. Também pela retomada das viagens áreas e terrestres.

A pesquisa ainda aponta para o pior desempenho, durante os seis primeiros meses deste ano, os serviços imobiliários, saneamento básico, corretoras de seguro, seguradoras, manutenção automotiva e de eletrônicos, registraram queda de 35% no acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Diário do Comércio

O post Setor de serviços cresce 7,9% em Minas Gerais, aponta pesquisa do IBGE apareceu primeiro em Federaminas.