A iniciativa pioneira, iniciada em Minas Gerais, expande-se para 11 estados do Sistema CACB,
marcando o início do Projeto Melhoria da Competitividade das ACEs
A Federaminas oficializou o lançamento do Projeto Melhoria da Competitividade das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs), marcando o início dessa iniciativa que abrange não apenas Minas Gerais, mas também entidades de mais 11 estados do Sistema CACB.
O pontapé inicial foi dado em uma videoconferência com a participação de 200 representantes, focando inicialmente em atender 50 Associações Comerciais no estado. O objetivo central é elevar a competitividade das empresas associadas às ACEs do Sistema CACB, promovendo aprimoramentos nos processos e implementação de ferramentas de boas práticas de gestão. Isso resultará no crescimento do desempenho organizacional, tornando as entidades mais sustentáveis e gerando valor para seus associados e comunidades.
O presidente da Federaminas e diretor Financeiro da CACB, Valmir Rodrigues, destacou que a iniciativa não apenas convoca à ação, mas também instiga uma reflexão entre os gestores. “Temos que mudar a mentalidade do empresário para que ele perceba a associação como um ambiente propício para aprimorar seu negócio, aumentar o faturamento e gerar mais empregos”, afirmou.
Durante a reunião, a Federaminas e a CACB apresentaram o cronograma e os consultores que colaborarão com as entidades participantes do projeto. Essa parceria inovadora entre a CACB e o Sebrae Nacional proporcionará uma consultoria completa, com acompanhamento de um consultor ao longo de 2024, visando a implementação de um Planejamento Estratégico para as entidades mineiras.
O projeto também contempla uma capacitação inédita para os Executivos das ACEs e os presidentes, orientada por três eixos estratégicos: Cultura Associativista, Prestação de Serviços e Desenvolvimento Local. Os pilares do trabalho englobam Processos Internos, Finanças, Clientes, Desenvolvimento Local, Pessoas e Serviços.
Diante desses esforços conjuntos, a Federaminas reforça seu compromisso com o associativismo, buscando não apenas fortalecer as Associações Comerciais e Empresariais, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais e demais estados envolvidos.
“Fomentar o associativismo é construir laços sólidos para o crescimento coletivo. Juntos, fortalecemos não apenas empresas, mas comunidades e alicerçamos um futuro mais próspero para todos.”
O post Federaminas deu a largada oficial para início do Projeto Melhoria da Competitividade das ACEs apareceu primeiro em Federaminas.