No último dia 29/11, a Câmara dos Deputados aprovou o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. A FEDERAMINAS, ciosa da importância do tema e da data, vem se posicionar formalmente quanto à inclusão de novos feriados no calendário nacional, porém expressa preocupações com os impactos econômicos de novos feriados no país.
A medida contribui diretamente somando forças às investidas e esforços de combate ao racismo e à promoção da igualdade racial.
Diante disso, enviamos um ofício ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva ao vice-presidente e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitando um modelo flexível para o feriado. Nossa proposta é fixar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no terceiro domingo de novembro, equilibrando a celebração da data com a preservação da atividade econômica.
A FEDERAMINAS atua em nome de associações comerciais e empresariais de Minas Gerais, buscando o desenvolvimento econômico e a integração de setores-chave. Nosso objetivo é garantir um posicionamento que considere tanto a relevância histórica e cultural do feriado quanto os impactos na economia.
Veja aqui o ofício na íntegra enviado.
O post Federaminas se posiciona sobre a criação de novos feriados nacionais a exemplo do “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” apareceu primeiro em Federaminas.