Faltam poucos dias para a data mais aguardada do comercio, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Fecomércio MG, a expectativa para o aumento de vendas em relação à 2021 é de 56,4%, no entanto no último ano a porcentagem foi maior, alcançando a marca de 69,6%.
As principais razões que os lojistas e comerciantes acreditam no aumento das vendas no período são: o valor afetivo com a data (44,4%), expectativa/confiança (19,7%), aquecimento do comércio (13,5%), abrandamento da pandemia (10,3%), pagamento do 13° salário (9,0%).
Como estratégia para o aumento de vendas cerca de 53,2% dos empresários devem investir em promoções e liquidações, outros 51,3% irão utilizar propagandas e divulgação e 17,6% deverão ampliar a variedade de produtos e serviços.
As compras deverão impactar positivamente em todos os setores a economia, porém os que mais irão se favorecer com a data comemorativa são: vestuário e calçados (94,7%), livrarias e papelarias (90,0%), varejo alimentício (80,3%), móveis e eletrodomésticos (75%).
O estudo também prevê que 77,6% dos empresários acreditam que os consumidores vão as compras véspera do Natal, na segunda quinzena de dezembro. Cerca de 62,3% dos empresários entrevistados acreditam que o gasto médio deverá ser em torno de R$200,00.
As formas de pagamento que se destacam de acordo com os entrevistados, são as compras feitas por cartão de crédito parcelado (32,9%), cartão de crédito em parcela única (24,9%), crediário ou carnê (6,7%), PIX (5,4%), à vista no dinheiro (4,5%), e à vista no cartão de débito (4,2%).
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio
No levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta para a movimentação de R$65,01 bilhões em vendas, descontando a inflação o aumento poderá chegar à 1,2%, em relação ao último ano. Minas é o segundo estado a ser mais impactado com a movimentação de R$5,59 bilhões, ficando atrás apenas de São Paulo que deverá faturar em torno de R$22,19 bilhões.
Valorização do Comércio Local
Entre festivais e sorteios as Associações Comerciais de Minas, durante o Natal promovem diversas ações com o intuito de estimular as compras e o desenvolvimento do comércio nas cidades e regiões do estado. Ao todo são mais de 60 cidades com campanhas de Natal em todas as partes de Minas Gerais.
A compra no comércio local, gera desenvolvimento para o município e fortalecimento do ambiente de negócios de cada cidade. Consumir dentro do seu próprio município, é um ato de confiança no empresariado da região.
Campanhas de Natal como de nossas federadas, incentivam o capital circular dentro de cada cidade, contribuindo para a estabilização da economia local e possibilitando o crescimento de micro e pequenas empresas.
O presidente da Associação Comercial de São João del-Rei, José Egídio, conta que antes de lançar a campanha a entidade fez uma pesquisa diretamente com seu público, onde a opção de receber dinheiro, ao invés de diferentes prêmios foi a mais votada. “Nosso objetivo é fomentar as vendas de fim de ano e agradar, principalmente o consumidor, estamos promovendo o Natal premiado em dinheiro, inclusive para os colaboradores”, afirma.
Edson Santos, presidente da Associação Comercial de Congonhas, acredita que as ações e campanhas tem o poder de movimentar o comércio da cidade. “O Natal é uma época que se vende bem, mas é importante impulsionar e apoiar o comerciante local. Ações como esta são bastante relevantes para engajar as vendas no final do ano e já estamos pensando nas próximas datas comemorativas”, conta.
Conheça as cidades participantes:
Arceburgo (@associa_arceburgo10)
Andradas (@aciraandradas)
Araújos (@acia_araujos)
Araxá (@acia.araxa)
Arcos (@acecdlarcos)
Barão de Cocais (@aciabac)
Bom Despacho (@cdlacibom)
Caeté (@cdl.caete)
Cachoeira de Minas (@acicamcachoeirademinas)
Capelinha (@aciac_capelinha)
Cassia (@aciccassia)
Carmópolis de Minas (@ascincarcdl)
Carmo do Rio Claro (@acecarmodorioclaro)
Congonhas (@acisccongonhas)
Coronel Fabriciano (@acicelcdl)
Diamantina (@acidcdl)
Frutal (@acifcdlfrutal)
Guanhães (@acig_guanhaes)
Guaranésia (@acigua_guaranesia)
Itabirinha (@aceitamg)
Itanhandu (@aciasiitanhandu)
Itaú de Minas (@aceim_itaudeminas)
Itaúna (@aceitauna)
Ituiutaba (@aciituiutaba)
Jacutinga (@acija_jacutinga)
Janauba (@acijan_janauba)
Lagoa da Prata (@acecdl.lp)
Lajinha (@acialajinha)
Manhumirim (@aciamacdl.manhumirim)
Morada Nova de Minas (@acemorada)
Monte Alegre de Minas (@acecdlmontealegre)
Monte Carmelo (@acias.montecarmelo)
Muriaé (@cdlacemais)
Nova Era (@acianeofic)
Nova Lima (@acenovalima)
Oliveira (@acinololiveira)
Ouro Branco (@adesiap.ourobranco)
Ouro Fino (@aciaourofino)
Ouro Preto (@aceopouropreto)
Patrocínio (@acipcdlpatrocinio)
Pitangui (@acecdl_pitangui)
Porteirinha (@aciportcdlporteirinha)
Pouso Alegre (@acipapousoalegre)
Prata (@aceprata)
Pratápolis (@aciasp.pratapolis)
Raul Soares (@aciraulsoares)
Sacramento (@ace_cdl_sacramento)
Santa Barbará (@acisbcdl)
Santa Rita de Caldas (@aciacs)
Santa Rita do Sapucaí (@acevalesantarita)
Santo Antônio do Monte (@aciasam.cdl)
São Domingos do Prata (@aciapcdlsdp)
São Gonçalo do Sapucaí (@acesgs)
São João Del-rei (@acidelrei)
Serro (@associacaocomercialdeserro)
Taiobeiras (@acecdltaio)
Três Pontas (@acaitp)
Ubá (@aciuba_uba)
Uberaba @aciuuberaba
Varginha (@aciv.varginha)
Viçosa (@casadoempresariovicosa)
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